Dúvidas Frequentes

A amostra de urina para exame laboratorial pode ser colhida em casa? Preferencialmente, os exames de urina e uroculturas deveriam ser colhidos no laboratório. No entanto, a coleta em casa é permitida a coleta. Para tal, as orientações de assepsia, coleta, transporte e armazenamento devem ser seguidas.
Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina? O primeiro jato de urina transporta células e secreções presentes na uretra. Estes elementos podem interferir na análise do material. Portanto, na investigação de infecção urinária é importante que o material não esteja contaminado com resíduos uretrais.
Menstruação interfere no exame de urina? Sim, o ideal é fazer o exame fora do período menstrual. Nos casos de urgência, a urina pode ser colhida, mas deve-se tomar cuidado com a assepsia evitando que o sangue menstrual se misture à urina.
Para colher fezes, a pessoa precisa estar em jejum? Não. É recomendado que a coleta seja realizada em casa, em frasco apropriado, sem contaminação com urina.
Quais as formas de entrega do resultado? Os resultados podem ser retirados em qualquer unidade do Bhio³ Laboratório Clínico, independente de onde foi realizada a coleta. Os laudos também ficam disponíveis no nosso site e aplicativo.
Às vezes o local da coleta de sangue fica roxo, é normal? Como proceder? O local pode ficar arroxeado e apresentar um pequeno hematoma nos casos em que ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia. Isto pode acontecer devido ao uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes), ou em pessoas que tem veias muito profundas. Alguns cuidados após a coleta ajudam a reduzir os hematomas: não dobrar o braço, usar blusas com mangas mais frouxas e evitar carregar peso (ex.: bolsas e sacolas). Após a reabsorção do sangue o local voltará ao normal, compressas de água morna algumas vezes ao dia podem acelerar o desaparecimento.
Álcool, café e fumo interferem nos resultados? Sim, mesmo em pequenas doses. O álcool compete com a glicose na geração de energia, altera o nível de triglicérides e outras dosagens bioquímicas. O café mesmo sem açúcar interfere com algumas dosagens bioquímicas e libera a produção de insulina. O fumo é excitante, além de poder interferir em alguns estudos da coagulação e de gases sangüíneos. Para o álcool, recomenda-se abstinência de pelo menos 48 horas.
Medicamentos interferem nos exames laboratoriais? Alguns sim, mesmo após a interrupção do uso do medicamento, a interferência pode manifestar-se por semanas. No entanto, alguns exames são realizados justamente para pesquisar a presença e quantidade desses medicamentos. Assim, é importante informar a atendente de todos os medicamentos utilizados recentemente.